28/04/2017

Sindicalista é atropelado em furo de bloqueio de Greve Geral

Motorista atingiu três manifestantes
Foto: Rose Brogliato/Sinpro/Caxias
O sindicalista Luiz Fernando Subtil Santanna foi atropelado em furo de bloqueio da manifestação no acesso à UCS, às 8h desta manhã. Ele pertence ao Conselho Fiscal do Sintep/Serra e, como outros sindicalistas, participava da mobilização para chamar para a Greve Geral. Um automóvel acelerou em direção aos manifestantes, atingindo três deles. Santanna caiu, bateu a cabeça e ficou desacordado por alguns momentos. Os manifestantes chamaram o Samu, que socorreu Santanna. Ele passa bem.

Segundo o diretor de Administração e Assuntos Intersindicais do Sintep/Serra, Ademar Sagarbossa, que presenciou o acidente, “foi um gesto de extrema intolerância ao movimento.” Sgarbossa salienta que, em geral, as pessoas que passavam compreendiam o que estava ocorrendo no bloqueio. O Sintep/Serra distribuiu folhetos nos últimos dias chamando a Greve Geral na UCS, em conjunto com o DCE e o Sinpro/Caxias.

Nota do Sinpro/Caxias:

O Sindicato dos Professores de Caxias do Sul (Sinpro/Caxias) lamenta que a crueldade e a falta de humanidade tenham marcado os protestos ocorridos na manhã da Greve Geral em Caxias do Sul.
Nos solidarizamos com o colega trabalhador de educação, Luiz Fernando Subtil Santanna, integrante da diretoria do Sintep/Serra, que foi atropelado no acesso à Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Assim como os outros sindicalistas, Santanna estava participando do bloqueio e conscientização do público que tentou acessar a Universidade.
Saudamos a coragem de todos os que aderiram à Greve Geral pelo país e renovamos o propósito de continuar lutando conta as injustiças, pelos direitos trabalhistas, pela educação de qualidade e pela democracia.

A Diretoria