Página Inicial Comunicação Revista
Além das edições semestrais impressas, a Revista Textual passou a ter, desde julho de 2022, artigos publicado em formato exclusivamente em PDF para leitura e distribuição em PC e smartphone, trata-se da Textual Virtual. Os textos se inserem nas editorias já tradicionais da Revista: ensaios sobre temas da contemporaneidade, além de artigos sobre a dinâmica educacional e sobre a relação dos professores com o mundo da escola. Acesse abaixo a íntegra do ensaio mais recente e o histórico de publicações da Revista.
Nesta sexta edição, a Revista Textual Virtual publica artigo intitulado A reforma tributária nunca será neutra, de autoria do auditor-fiscal Dão Real Pereira dos Santos, presidente do Instituto Justiça Fiscal. O autor analisa o transito da reforma tributária no país, que tem ganhado centralidade e espaço privilegiado nos veículos de comunicação e nos debate políticos, porém ainda muito pouco tratada como uma ferramenta que pode viabilizar a implementação do nosso projeto constitucional de Estado.
Nesta sexta edição, a Revista Textual Virtual publica artigo intitulado Violências nas escolas: uma permanência ou uma novidade?, de Denise Quaresma da Silva (pós-doutora em Estudos de Gênero, doutora em Educação e professora do PPG Educação da Universidade La Salle) e Cristiane Rollsing Teixeira (mestranda do PPG EDU Universidade La Salle). As autoras partem leis da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para analisar os vários tipos de violências, tais como: verbal, física, de gênero, de raça, de religião, como um fenômeno não isolado tampouco novo no ambiente escolar.
Nesta quinta edição, a Revista Textual Virtual publica ensaio do professor no PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos Ronaldo Henn, mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo, com pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa. O artigo intitulado A desinformação como estratégia da extrema direita: a rearticulação dos memes do fascismo, aborda os processos de desinformação que levam a campanhas de ódio e atos antidemocráticos como à invasão do Capitólio, nos EUA e os atos na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Acesse nos links abaixo:
Nesta quarta edição, a Revista Textual Virtual publica artigo do doutor em história, Rodrigo Perla Martins, intitulado Ensino superior e perspectivas do formato ensino-aprendizagem. O texto aborda ainda as mudanças ocorridas e os rumos para os próximos anos no setor.
Nesta terceira edição, a Revista Textual Virtual publica o artigo do doutor em economia, Pedro Perfeito da Silva, intitulado Populismo de direita, nacionalismo econômico e o oceano que separa Orbán de Bolsonaro.
Nesta edição, o professor Marcos Fuhr e a professora Cecília Farias, diretores do Sinpro/RS tratam de um tema histórico e polêmico no ensino privado: o excesso de trabalho exercido fora da hora contratada, e não remunerado, a que os professores são submetidos.
Nesta edição, o professor Bruno Biasetto, doutor em História econômica da América Latina e pesquisador do Centro de Estudos da América Latina e Caribe, explica a atual crise do petróleo a partir das experiências mundiais anteriores e também esmiúça a complexa geopolítica que dita as regras, guerras e disputas em torno do controle sobre as reservas mundiais.
A Revista Textual cumpre a proposta de divulgar a produção editorial de professores e especialistas sobre temas de interesse geral, bem como de estimular a abordagem e elaboração de questões referentes à relação dos professores do ensino privado com o mundo da escola e a dinâmica educacional. A distribuição é gratuita nas sedes do Sindicato e em mãos nas visitas dos diretores às instituições de ensino.
A edição número 28 da Revista Textual traz como tema principal a pandemia de Coronavírus. No ensaio de capa assinado pelo professor Fernando Spilki, da Feevale, um retrospecto das emergências sanitárias enfrentadas mundialmente, a partir dos tempos bíblicos, evidenciando que a humanidade convive desde sempre com as pandemias.
A edição número 27 da Revista Textual traz como capa a destruição da Amazônia. A questão ficou flagrante, mais do que nunca, a partir da explosão de dados sobre queimadas e do colapso da gestão ambiental implantada por um governo que não quer admitir o problema e acredita no modelo desastroso do século passado no que se refere à ocupação da Amazônia.
A edição 26 da Revista Textual traz o ensaio de capa assinado pelo professor Paulo Brack (Ufrgs) que expõe a propaganda exagerada pró-agronegócio por parte da mídia brasileira, em grande parte financiada por este setor. Segundo ele, o agrobusiness é visto como “locomotiva da economia”, porém integra o círculo vicioso das commodities e das monoculturas.
A Revista Textual, em sua 25ª edição, traz no artigo de capa o debate sobre questões de gênero, sexualidade e heterenormatividade na escola. O texto do professor Fernando Seffner, intitulado Tem nexo não falar de sexo na escola?, aborda o tema a partir da crítica às supressões dos conteúdos relativos a gênero e sexualidade, tanto do Plano Nacional de Educação, quanto dos planos municipais.
A 24ª edição da Revista Textual tem como destaque de capa a inclusão de estudantes com deficiência no sistema regular de ensino. O artigo Da inclusão escolar ao sistema educacional inclusivo faz um resgate histórico da Legislação e das instituições pioneiras em práticas inclusivas no país.
A 23ª edição da Revista Textual, começou a circular em junho de 2016 com ensaio de capa sobre a indústria como motor do crescimento econômico no Brasil, de autoria dos professores da Ufrgs André Moreira Cunha, do Departamento de Economia, e Pedro Perfeito da Silva, doutorando em Economia.
A 22ª edição da Revista Textual, publicação do Sindicato dos Professores do Ensino Privado – Sinpro/RS, começou a circular neste mês de outubro. No ensaio de capa, o fenômeno dos deslocamentos populacionais forçados, em especial a fuga em massa de povos das áreas de conflitos no Oriente Médio e da África, na mais grave crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial.
A 21ª edição da Revista textual tem seus dois ensaios voltados para duas questões fundamentais e interligadas. Uma delas é a crescente precarização das relações de trabalho nas últimas décadas, em que a terceirização da mão de obra é a ponta mais visível desse processo.
A 19º edição da Revista Textual traz um ensaio de capa que aborda o futebol como negócio e o legado da Copa do Mundo no Brasil. O texto intitulado Futebol, Poder e Violência: às vésperas da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, tem autoria de Felipe Tavares Paes Lopes, Mariana Z.
As consequências da má alimentação são o enfoque do ensaio de capa da 18ª edição da Revista Textual, publicação semestral do Sinpro/RS. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, até o ano de 2030, mais da metade da população do planeta terá problemas de saúde decorrentes da superalimentação.
Salvaguardado o direito de legítima defesa, nada sustenta o mito do “cidadão de bem”, armado, em contraposição à maioria da população, que não tem acesso aos serviços mínimos de segurança. Armas e segurança pública é o ensaio da capa desta edição da Revista Textual.
Textual chega à sua nona edição como reconhecido espaço para a divulgação da produção acadêmica e também como veículo para o debate de temas do universo educacional. Neste número, a revista foca assuntos relacionados ao mundo da escola, à divulgação do conhecimento científico e à critica sociológica.
A violência na escola; a Educação Profissional à margem da qualificação; o comportamento dos atores do processo de aprendizagem; a importância da Filosofia da Educação na formação profissional do professor; e o desiquilíbrio nos ciclos de mudanças climáticas são os temas da sétima edição da Revista Textual.
Chegamos à quarta edição da Textual tendo plena convicção de que a iniciativa de materializar esta revista há dois anos, mostrou-se correta e frutificou em temas e debates. Nossas páginas têm servido de suporte para assuntos que estão na ordem do dia, muitas vezes até mesmo antecipando-se.