Sinpro/RS realiza pesquisa sobre perfil dos professores do ensino privado
A empresa CTX Pesquisa, contratada para o estudo, realizará a abordagem aos professores nos meses de outubro e novembro, por telefone
Por Comunicação Sinpro/RS
PESQUISA | Publicado em 06/11/2023
O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) contratou a empresa CTX Pesquisa, de Porto Alegre, para realizar, nos meses de outubro e novembro de 2023, pesquisa sobre o perfil dos professores do ensino privado do Rio Grande do Sul, da educação infantil à educação superior.
“O Sinpro/RS realiza pesquisas regulares, de seis em seis anos, para conhecer o perfil dos professores de sua base”, explica o professor Cássio Bessa, diretor do Sindicato. “Esse estudo auxilia na definição de políticas e na oferta de serviços para os professores”.
A pesquisa também investigará a avaliação da categoria sobre a atuação do Sindicato, seus projetos e serviços.
Segundo o professor e coordenador da pesquisa, Ilton Teitelbaum, a abordagem aos professores será feita em dois momentos: investigação qualitativa e pesquisa quantitativa.
“É importante salientar que a abordagem da CTX Pesquisa, em nenhum momento, solicitará senhas, pagamentos ou mesmo fornecerá links”, destaca Teitelbaum.
Na pesquisa quantitativa, que começa nesta semana, a empresa está fazendo um trabalho de campo para a obtenção de 800 entrevistas telefônicas junto aos professores, numa amostragem por cotas.
“Serão tomados todos os cuidados em relação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”, assegura Teitelbaum. “Os dados serão coletados por equipe treinada e supervisionada pela CTX, de forma a obter uma amostra representativa”.
Na investigação qualitativa, a CTX trabalhará com três grupos focais de seis professores cada em plataforma virtual, entre os meses de outubro e novembro, a fim de aprofundar conhecimentos específicos sobre professores exclusivos da educação infantil, da educação básica e da educação superior.
“A proposta é aprofundar a visão sobre estilos de vida, questões gerenciais e o impacto da pandemia de covid-19 em termos comportamentais e tecnológicos”, explica Teitelbaum.
O resultado da pesquisa será apresentado ao Sindicato em meados de dezembro.
Em caso de dúvida ou mais informações, entre em contato com o Sinpro/RS pelo e-mail direcao@sinprors.org.br.