Sinpro/RS lança campanha Liberdade de Ensinar e Aprender

A iniciativa busca chamar a atenção da sociedade sobre investidas de grupos políticos de cerceamento ao trabalho dos professores, de censura a livros e conteúdos

Por Comunicação Sinpro/RS
EVENTO | Publicado em 12/08/2024

O evento contou com a participação de representantes de instituições e entidades ligadas à educação e convidados (Foto: Igor Sperotto)

O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) lançou na última sexta-feira, 9 de agosto, em Porto Alegre a campanha pública Liberdade de ensinar e aprender. O evento contou com a participação de representantes de instituições e entidades ligadas à educação e convidados. Assista aqui a íntegra do lançamento.

Com materiais produzidos especialmente para a campanha, a iniciativa busca chamar a atenção da sociedade sobre investidas de grupos políticos de cerceamento ao trabalho dos professores, de censura a livros e conteúdos e de manifestações preconceituosas relativas à raça e a gênero; bem como alertar para o dano que isso provoca. “Trabalharemos na defesa de uma educação qualificada e plural para os estudantes e para garantia da liberdade de ensinar e aprender de professores e alunos”, disse Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS, no evento.

A campanha tem alcance estadual e pretende, também, informar sobre os direitos legais e a defesa dos professores nas esferas criminal, cível e trabalhista; e as ações do Sindicato na defesa do pluralismo de ideias, da liberdade de cátedra e do livre exercício docente.

O Sinpro/RS desenvolveu um site específico da Campanha, com informações e materiais produzidos para a iniciativa. A página que pode ser acessada aqui.

Estiveram presentes o vereador Alex Fraga, de Porto Alegre, Manuelita Tabordo, da Associação dos Orientadores Educacionais do RS, Julio Sá, presidente da Associação Mães e Pais pela Democracia, Rosane Zan, representando o CPERS Sindicato, Bete Charão, diretora do Simpa, Valdir Kin, diretor do Sinpro Noroeste e a deputada estadual, Sofia Cavedon, entre outros.