Cade considera fusão de Kroton e Estácio anticompetitiva

Educação | Publicado em 13/02/2017

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) emitiu, no dia 3 de fevereiro, parecer desfavorável a aquisição da Estácio Participações pela Kroton Educacional, por considerarem uma operação com potencial de provocar efeitos anticompetitivos no mercado de educação superior presencial e à distância.

A operação, contudo, ainda passará por análise do Tribunal do órgão, responsável pela aprovação ou rejeição da compra. O conselho também pode aplicar medidas que minimizem a falta de concorrência.

“Na visão da Superintendência-Geral, a aquisição da Estácio retira do mercado o principal concorrente da Kroton – que já é o maior grupo de educação superior em número de alunos no país – e aumenta a probabilidade de exercício de poder de mercado por parte da empresa, que se distancia ainda mais de seus concorrentes”, informou o Cade em comunicado.

Em nota, a Kroton afirmou que a recomendação de impugnação da fusão foi o mesmo procedimento adotado na fusão com a Anhanguera, que foi aprovada pelo plenário do órgão em 2014. “As companhias buscarão uma solução negociada junto ao Tribunal do Cade com o objetivo de afastar preocupações concorrenciais identificadas e obter a aprovação da operação”, afirmou a Kroton em nota.

O despacho com as avaliações foi publicado no “Diário Oficial da União” do dia 6 de fevereiro. A compra da Estácio pela Kroton foi anunciada em julho de 2016 e une duas gigantes do segmento universitário do Brasil. A Kroton tem operações de ensino presencial mais concentradas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país e é a responsável pelas marcas Anhanguera, Fama, LFG, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Já a Estácio possui unidades em todos os estados brasileiros, e a principal marca é a Universidade Estácio de Sá.

No Rio Grande do Sul a Estácio possui uma faculdade em Porto Alegre (Fargs). A Kroton possui unidades em Porto Alegre; Pelotas, Rio Grande, Caxias do Sul e Passo Fundo, além de polos de apoio em outras cidades.