Vencedores foram laureados na noite de sexta-feira, 17
Lançado em 1998, o Prêmio Educação RS se consolidou na agenda educacional do Estado, reconhecendo e destacando profissionais, projetos e instituições que trabalham pela valorização da educação.
Comunicação Sinpro/RS
Prêmio Educação RS 2014 | Publicado em 17/10/2014
Os vencedores do Prêmio Educação RS 2014 receberam a estatueta Pena Libertária na noite de 17 de outubro, sexta-feira, em solenidade no Centro Cultural Erico Veríssimo (Rua dos Andradas, 1223), em Porto Alegre. Lançado em 1998, o Prêmio Educação RS se consolidou na agenda educacional do Estado, reconhecendo e destacando profissionais, projetos e instituições que trabalham pela valorização da educação.
A Pena Libertária, troféu criado pelo artista plástico Gustavo Nakle, especialmente para esta premiação, simboliza a importância da Educação na formação e no desenvolvimento humano: uma pena que adquire a forma humana e se projeta ao alto em um movimento de expansão e liberdade.
A abertura do Prêmio Educação RS 2014 contou com apresentação de Duo Música Viva, com violão e violino.
Conheça os laureados:
CATEGORIA INSTITUIÇÃO
Instituto de Educação Ivoti – Ivoti/RS
A partir do compromisso com uma educação solidária e libertadora o Instituto Ivoti criou, em 1984, a disciplina optativa denominada “Práticas Comunitárias” sob a coordenação do professor Erno Wallauer. Com isso, a escola oportuniza aos jovens, espaços de ação solidária em instituições sociais e educacionais da região, contribuindo na construção da justiça social, na valorização da vida e na constituição de uma sociedade menos violenta e mais amorosa. As Práticas Comunitárias envolvem a ação direta nas instituições, aulas reflexivas (semanais) e divulgação dos resultados nas instituições onde o serviço voluntário é realizado, no próprio Instituto de Educação Ivoti, eventos locais e regionais, meios de comunicação em geral. O objetivo é possibilitar aos/as aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, do Curso Normal em nível médio e do Ensino Médio do Instituto de Educação Ivoti a participação social solidária, compromissada com a transformação de situações de vulnerabilidade social, promovendo o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, religião e quaisquer outras formas de discriminação.
CATEGORIA PROJETO
Metarreciclagem de Máquinas Caça-Níqueis: Transformando Contravenção em Soluções Educacionais – URI Campus Santo Ângelo/RS
As máquinas caça níqueis apreendidas em operações polícias no Estado são repassadas e recicladas a partir de diversos processos que compreendem desde a reestilização, eliminando o caráter de contravenção que as caracterizam, até o desenvolvimento e instalação de softwares educacionais de cunho assistivo de modo a reutilizá-las como uma ferramenta de apoio ao processo educacional. Tais ações estão alinhadas ao entendimento de que um dos grandes desafios da atualidade é promover o desenvolvimento sustentável capaz de satisfazer as necessidades presentes, mas sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Desta forma, o trabalho surge como uma das iniciativas voltadas a provocar mudanças, mesmo que tímidas, no cenário atual onde o acúmulo e descarte indevido de lixo eletrônico apresentam-se como um dos problemas sociais de grande impacto.
CATEGORIA PROFISSIONAL
Martha Giudice Narvaz – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-Porto Alegre/RS
Realiza trabalho em educação, com especial atenção à área de direitos humanos, gênero e diversidade, violência, abordagens comunitárias, educação popular, movimentos sociais e políticas públicas. No programa Observatório Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente foram realizadas mais de 20 ações de extensão nas diferentes Unidades Universitárias da Uergs. Coordenou também o Projeto A Boniteza de um Sonho no Alegrete; Comunidade no Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres; Meninas e o Programa Pedagogias da Igualdade e Comunidade no Enfrentamento das Desigualdades de Gênero no Estado do RS.