Divulgados finalistas do Prêmio Educação RS 2014

A partir desta quarta-feira, 17 de setembro, os vencedores serão escolhidos por votação on-line pelos mais de 18 mil professores associados ao Sindicato.

Comunicação Sinpro/RS
Prêmio Educação RS 2014 | Publicado em 16/09/2014


O Sinpro/RS divulgou na segunda-feira, 15, os finalistas do Prêmio Educação RS 2014. Os três finalistas de cada categoria – profissional, projeto e instituição – foram selecionados pela Comissão Julgadora (veja abaixo), tendo como critérios o compromisso com a educação de qualidade, o desenvolvimento da cidadania e o acesso ao conhecimento.

A partir desta quarta-feira, 17 de setembro, os vencedores serão escolhidos por votação on-line pelos mais de 18 mil professores associados ao Sindicato. Os professores devem entrar no site e votar até o dia 5 de outubro.

Os vencedores serão divulgados no dia 10 de outubro, no site do Sindicato, e laureados com a estatueta Pena Libertária no dia 17 de outubro, às 19h30, em solenidade no Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223), em Porto Alegre.

Conheça os finalistas

CATEGORIA INSTITUIÇÃO

Associação Movimento Solidário Colmeia – Rio Grande/RS
A Associação Movimento Solidário Colmeia tem como principal objetivo possibilitar o resgate da cidadania e a melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas, residentes nos bairros periféricos do município de Rio Grande que vivem em situação de extrema pobreza. A maioria das famílias que iniciaram no projeto viviam da coleta de alimentos, roupas, móveis e até eletrodomésticos no lixão. Os problemas socioeconômicos enfrentados por essas pessoas necessitam de ações, que foram condicionando o perfil da Colmeia. Entre essas ações destaca-se a Educação de Jovens e Adultos (EJA), proposta que assume um compromisso com as questões que envolvem, em especial, a alfabetização e o letramento de um grupo socialmente excluído.

CETE – Centro Estadual de Treinamento – Porto Alegre/RS
Entendendo como uma das principais causas da exclusão de crianças e adolescentes dos meios esportivos a diminuição de espaços e políticas públicas de promoção do esporte, o CETE tem como principal objetivo ofertar diversas atividades físicas orientadas por profissionais com alta técnica e grande capacidade de comunicação. A instituição faz um trabalho abrangente, com especial atenção às pessoas com deficiência, em diversas modalidades.

Instituto de Educação Ivoti – Ivoti/RS
A partir do compromisso com uma educação solidária e libertadora o Instituto Ivoti criou, em 1984, a disciplina optativa denominada “Práticas Comunitárias” sob a coordenação do professor Erno Wallauer. Com isso, a escola oportuniza aos jovens, espaços de ação solidária em instituições sociais e educacionais da região, contribuindo na construção da justiça social, na valorização da vida e na constituição de uma sociedade menos violenta e mais amorosa. As Práticas Comunitárias envolvem a ação direta nas instituições, aulas reflexivas (semanais) e divulgação dos resultados nas instituições onde o serviço voluntário é realizado, no próprio Instituto de Educação Ivoti, eventos locais e regionais, meios de comunicação em geral. O objetivo é possibilitar aos/as aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, do Curso Normal em nível médio e do Ensino Médio do Instituto de Educação Ivoti a participação social solidária, compromissada com a transformação de situações de vulnerabilidade social, promovendo o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, religião e quaisquer outras formas de discriminação.

 

CATEGORIA PROJETO

Congresso Infantil “Criança: Vida” Colégio Metodista Americano – Porto Alegre/RS
O Congresso Infantil “Criança: Vida” é um projeto que nasceu em 1992, um ano após a divulgação do documento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Em tempos de violência, intolerância e perseguições no cenário mundial, o Congresso Infantil é uma iniciativa onde os chamados Temas Transversais são colocados no centro do Projeto Pedagógico e tratados com a relevância que merecem. Participam, alunos de Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental dos Colégios Metodistas Americano, Centenário (Santa Maria), União (Uruguaiana) e, eventualmente, outras escolas convidadas. No ano de 2014 participaram em torno de 600 crianças.

Conversas de Professor – Fundação ECARTA – Porto Alegre/RS
Formação de professores com oficinas voltadas para várias temáticas, No último período o enfoque se deu na educação infantil, focando o trabalho com o corpo, atendimento a expectativa de professores e atendentes no referente a responsabilidade de respeito ao ser criança); o teatro e a formação de uma rede para explorar a metodologia de atuar em sala de aula e o cuidado do bebê. Qualidade do projeto consiste nos profissionais comprometidos com a educação, respeito as diferenças presentes na rede infantil, o uso da linguagem corporal como exploração do universo criativo infantil. Além disso, a dedicação e interligação do ensino privado com os objetivos e interesses da rede pública municipal, contribuição com a visão das necessidades do poder público, desenvolvendo a cidadania, a inclusão na linha de educação que emancipa o ser humano.

Metareciclagem de Máquinas Caça-Níqueis: Transformando Contravenção em Soluções Educacionais – URI Campus Santo Ângelo/RS
As máquinas caça níqueis apreendidas em operações polícias no Estado são repassadas e recicladas a partir de diversos processos que compreendem desde a reestilização, eliminando o caráter de contravenção que as caracterizam, até o desenvolvimento e instalação de softwares educacionais de cunho assistivo de modo a reutilizá-las como uma ferramenta de apoio ao processo educacional. Tais ações estão alinhadas ao entendimento de que um dos grandes desafios da atualidade é promover o desenvolvimento sustentável capaz de satisfazer as necessidades presentes, mas sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Desta forma, o trabalho surge como uma das iniciativas voltadas a provocar mudanças, mesmo que tímidas, no cenário atual onde o acúmulo e descarte indevido de lixo eletrônico apresentam-se como um dos problemas sociais de grande impacto.

Categoria Profissional

Martha Giudice Narvaz – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-Porto Alegre/RS
Realiza trabalho em educação, com especial atenção à área de direitos humanos, gênero e diversidade, violência, abordagens comunitárias, educação popular, movimentos sociais e políticas públicas como resultado no programa Observatório Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Foram realizadas mais de 20 ações de extensão nas diferentes Unidades Universitárias da Uergs. Coordenou também o Projeto A Boniteza de um Sonho no Alegrete ( Uergs); e Comunidade no Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres; e as Meninas e o Programa Pedagogias da Igualdade: Uergs e Comunidade no Enfrentamento das Desigualdades de Gênero no Estado do RS.

Pedro Osório do Nascimento – Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo – IESA
Professor há mais de 60 anos. Docente no curso do ensino médio do colégio Sepé Tiarajú e há mais de 53 anos como professor universitário no IESA (Santo Ângelo). Com mais de 90 anos de idade, permanece em plena atividade profissional atuando também como orientador em monografias e aulas, especialmente de recuperação em sua área que é o Direito Comercial.

Sérgio Augusto Sardi – PUCRS – Porto Alegre/RS
O trabalho realizado pelo Professor Sérgio Augusto Sardi é referência no ensino de Filosofia. Desde 2007 a Olimpíada de Filosofia é um evento consolidado no Rio Grande do Sul. Exímio educador e idealizador deste projeto, Sérgio tem viajado pelo Estado e pelo País, e mesmo fora dele se pautado por um ensino de Filosofia acessível aos estudantes e aos professores. O projeto desenvolvido pelo professor promove a autonomia, responsabilidade e solidariedade; geração de processos de conhecimento; garantia de espaço de debate e construção de ideias; fomento do espírito crítico e dialógico entre os estudantes; processos de reconhecimento de diferenças e de alteridades; vivência da investigação de conceitos. Além disso, investe na criação de novas possibilidades de pensar através da prática coletiva de fazer filosofia, promovendo interfaces entre a Filosofia e outras áreas do conhecimento e a integração entre estudantes, professores e instituições de ensino. (http://www.olimpiadadefilosofia.org)

Comissão Julgadora 2014 – Daniela De Camillis, Professora do Colégio Monteiro Lobato Boa Vista e João Paulo; Christa Liselote Berger Ramos Kuschick, Professora da Unisinos; Helenir Aguiar de Oliveira, Presidente do CPERS Sindicato; Margot Johanna Capela Andras, Professora e Diretora do Sinpro/RS e Maria José Vasconcelos, Editora de Ensino do Jornal Correio do Povo.