Painel debaterá as câmeras em salas de aula e o processo educativo, dia 08

O evento tem como objetivo debater a utilização de câmaras de vigilância nas salas de aula e suas implicações na relação professor e aluno, professor e instituição.

Comunicação Sinpro/RS
Educação | Publicado em 03/06/2013


O Sinpro/RS promove o painel “As Câmeras de Vigilância e o Processo Educativo”, no dia 8 de junho, sábado, às 9h, no auditório do Sindicato (Av. João Pessoa, 919), em Porto Alegre. O evento tem como objetivo debater a utilização de câmaras de vigilância nas salas de aula e suas implicações na relação professor e aluno, professor e instituição.

Participam do debate o psicanalista Eduardo Ely Mendes Ribeiro, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Appoa), mestre em filosofia e doutor em antropologia social; a psicóloga Tania Beatriz Iwaszko Marques, doutora em educação pela Ufrgs e professora da Faculdade de Educação da Ufrgs; e a professora Helena Cortes, doutora em educação.

Para Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS, a instalação de câmeras de vigilância nas salas de aula colocam em risco a espontaneidade, criatividade e confiança tão necessárias aos alunos e professores no processo educacional.

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AUDIÊNCIA PÚBLICA – Na terça-feira, 28/5, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa realizou audiência pública para debater a utilização de câmeras de vigilância em salas de aula nas escolas privadas de educação básica. Proposta da direção do Sinpro/RS, a sessão contou com a participação de representantes do Sinpro/RS, Sinepe/RS, Sindicreches, Conselho Estadual de Educação (CEEd), Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre (CME), Faculdade de Educação da Ufrgs, FeteeSul e Contee.

O diretor do Sinpro/RS Celso Stefanoski informou que mais de cem escolas privadas no RS, entre as de educação infantil, básica e superior, já instalaram câmeras em sala de aula, ressaltando que o Sindicato é contrário à medida, pois considera que ela interfere na autonomia do professor. O dirigente defendeu que “a relação pedagógica deve ser mediada na pedagogia da confiança entre escola, professores, alunos e pais”.