Professores da Uergs aprovam proposta de acordo
O acordo garante reajuste salarial de 6,77%, retroativo a março, com pagamento em folha suplementar em maio;
Comunicação Sinpro/RS
Uergs | Publicado em 29/04/2013
Os professores da Uergs, reunidos em assembleia no dia 26 de abril, aprovaram a proposta para Acordo Coletivo 2013, negociada com o governo do estado. O acordo garante reajuste salarial de 6,77%, retroativo a março, com pagamento em folha suplementar em maio; atualização das cláusulas com reflexo econômico (auxílio-creche,vale-refeição e seguro de vida); licença adoção de seis meses para mulher para acrianças até 12 anos e manutenção dos demais direitos.
Uma nova cláusula contempla a possibilidade de uso do carro particular para o deslocamento entre as unidades, com pagamento na razão do valor da passagem de ônibus do trajeto.
“Este acordo garante o poder aquisitivo dos salários fixados a partir da aprovação do Plano de Carreira vigente, importante instrumento para afirmação da Uergs com maior estabilização do quadro de docentes”, destaca Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS.
Encontro Estadual – O 2º Encontro Estadual da Uergs reuniu no dia 26 de abril, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, professores, funcionários e estudantes de todo o RS que debateram temas como a afirmação da autonomia da Uergs e de seu orçamento, a construção de novas unidades sem fechamento das atuais, sede e unidades próprias e aulas para todos os alunos. O encontro contou com a presença de representante do Governo do Estado que acompanhou parte das discussões. Como encaminhamento, uma comissão de professores, funcionários e alunos irá redigir uma minuta da Carta da Uergs, documento resultante do encontro, com as principais discussões e necessidades da instituição.