Novo plano para reformular ensino médio deve sair em abril
Segundo ele, o plano já está sendo debatido com as secretarias estaduais de Educação.
Comunicação Sinpro/RS
Ensino médio | Publicado em 12/03/2013
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, prometeu na segunda-feira, 11, apresentar até o início de abril uma proposta de reformulação do currículo do ensino médio brasileiro. Segundo ele, o plano já está sendo debatido com as secretarias estaduais de Educação. O ciclo final da educação básica de fato precisa de um sério ajuste, como apontam educadores e também indicadores de ensino.
De acordo com Mercadante, a ideia é que o novo currículo seja guiado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Os alunos hoje sonham com o Enem, que cobra quatro grandes áreas (matemática, língua portuguesa, ciências humanas e da natureza). Temos que reforçá-las”, disse o ministro, que nesta tarde participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo.
A reformulação deverá ocorrer nos moldes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que estabelece que toda criança deve saber ler e escrever até os 8 anos de idade, uma colaboração entre o MEC e as secretarias estaduais. “O ensino medio é responsablidade dos estados. Depende deles que as mudanças propostas sejam aceitas.”
Uma das mudanças a serem propostas, segundo Mecadante, é a flexibilização dos currículos. Cada estudante teria autonomia para escolher disciplinas para sua grade nos três anos de ensino médio. Isso possibilitaria, por exemplo, aumentar a ênfase do curso em áreas como humanas, exatas e biológicas. O ministro voltou a falar também sobre a distribuição de tablets aos professores, sem, no entanto, detalhar o plano de capacitação dos docentes.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostra que o ensino médio vai muito mal no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, a média dos alunos do ciclo em 2011 foi de 3,7 — apenas 0,1 ponto acima da medição de 2009. Em nove estados houve regressão.
Na última semana, a ONG Todos Pela Educação divulgou outro dado preocupante. Segundo levantamento realizado pela instituição, apenas 10,7% dos estudantes do 3º ano do ensino médio dominavam os conhecimentos esperados em matemática em 2011. E pior: o número é inferior ao da medição anterior, realizada em 2009.
Com informações de Revista Veja.