Oficinas Pedagogia da Memória acontecem dias 17 e 24 de setembro

A oficina será ministrada pelo professor Fabio Pinto, Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, e propõe o acesso a uma via de compreensão do papel do professor na sociedade, na escola e no mundo

Comunicação Sinpro/RS
NAP | Publicado em 12/09/2011


O Núcleo de Apoio ao Professor contra a Violência (NAP), do Sinpro/RS, realiza nos dias 17 e 24 de setembro duas oficinas com o título Pedagogia da Memória, das 9h às 12h, na sede estadual (Av. João Pessoa, 919), em Porto Alegre.

A oficina será ministrada pelo professor Fabio Pinto, Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, e propõe o acesso a uma via de compreensão do papel do professor na sociedade, na escola e no mundo, com exercícios práticos de escrita. O evento é gratuito com inscrições limitadas pelo telefone (51) 4009-2991.

“Trata-se de um espaço, uma pausa em nossa atribulada rotina, durante a qual seja possível olhar para nossas histórias profissionais e definir os momentos mais marcantes desta jornada”, explica o professor. Fabio ministra desde abril de 2010 a Oficina de Produção de Textos Autobiográficos Tapeçaria da Memória e é autor dos blogs Tudo é Relevante e Literatura por Quilo.

Confira o que será abordado em cada encontro:

• 17/09 – serão discutidas ideias relacionadas ao ofício do professor e sua identidade profissional. Será proposta atividade de registro memorialístico de experiências que afirmaram ou, em algum momento, colocaram em xeque a vocação pedagógica dos participantes.

• 24/09 – atividade textual voltada para a percepção dos participantes acerca do panorama atual da vivência em sala de aula e para a elaboração de perspectivas com relação ao desempenho profissional e pessoal dos participantes.

Questões como “o que imaginava encontrar em sala de aula quando decidi ser professor?”, “quando tive dúvidas com relação à minha escolha profissional?” e “sou o professor que imaginava ser?” nortearão a atividade, nos dois encontros. Os textos produzidos durante os encontros serão analisados, discutidos e, posteriormente, avaliados com relação à possibilidade de publicação.