Indicadores da qualidade na educação infantil disponível na Internet
O MEC por meio da Secretaria de Educação Básica lançou um documento que contém indicadores para se avaliar a qualidade de uma creche ou pré-escola.
Comunicação Sinpro/RS
MEC | Publicado em 12/05/2009
Publicação lançada pelo MEC está disponível no site das instituições que coordenaram a elaboração dos indicadores, que contou com a colaboração de centenas de gestores e educadores e especialistas no tema
O Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Básica lançou um documento que contém indicadores para se avaliar a qualidade de uma creche ou pré-escola. O documento se encontra disponível nos sites das instituições coordenadoras do projeto: MEC (www.mec.gov.br), Ação Educativa (www.acaoeducativa.org.br), Fundação Orsa (www.fundacaoorsa.org.br), Unicef (www.unicef.org.br) e Undime (www.undime.org.br).
Com os “Indicadores da Qualidade na Educação Infantil”, cada creche ou pré-escola poderá fazer usa autoavaliação de forma participativa, considerando os pontos de vista da direção, das professoras, das famílias e as entidades locais interessadas.
A idéia por traz dos indicadores é de que a qualidade da educação é um conceito amplo, que envolve muitos aspectos, desde as condições do prédio e das salas, até as relações entre as crianças, dos adultos com as crianças, e da instituição com as famílias.
O documento é de fácil aplicação e muito didático.
“ Indicadores da Qualidade na Educação Infantil” propõe sete dimensões de qualidade para análise: planejamento institucional, multiplicidade de experiências e linguagens (formas de a criança conhecer e experimentar o mundo e se expressar); interações (espaço coletivo de convivência e respeito); promoção da saúde; qualidade e condições dos espaços, materiais e mobiliários; formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais; cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.
Durante a autoavaliação, convocada pela instituição de ensino, as pessoas se dividirão em sete grupos, cada um responsável por uma dimensão. Para cada dimensão há um conjunto de indicadores e perguntas. As perguntas alimentam o debate, indicando os parâmetros de qualidade. Com base na discussão, o grupo atribui uma cor para cada indicador: verde, se a situação é boa; amarela, se há questões exigindo atenção, vermelha, se o problema é mais grave e exige intervenção urgente.
Depois, cada grupo leva seu resultado para a plenária, formada por todos os grupos e, a partir disso, identifica-se os problemas prioritários e organiza-se um plano de ação com eleição dos responsáveis por determinado ponto e o prazo esperado para a conclusão do novo trabalho.
Alguns exemplos de perguntas contidas na publicação:
– As professoras incentivam as crianças a escolher brincadeiras, brinquedos e materiais? A resposta a esta pergunta pode indicar se as crianças constroem autonomia nesta pré-escola.
– Há intervenção quando há conflitos entre uma criança que faz uso de apelidos e brincadeiras que humilhem outra criança? Isso pode indicar se existe ou não respeito à dignidade das crianças.
– A instituição dispõe de um cardápio nutricional rico e variado? Respondendo coletivamente a esta pergunta será avaliada a promoção da saúde.
– Em caso de atendimento à população do campo, quilombolas, indígenas e ribeirinhos, a instituição respeita a identidade dessas populações, seus saberes e necessidades específicas? Isso indica a participação da instituição de ensino na rede de proteção social da criança.
A publicação contem também um “saiba mais” com leis, indicações bibliográficas, referencia à outros documentos, explicações de termos usados na área da educação, entre outros.
INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Publicação elaborada pelo Ministério da Educação, Ação Educativa, Fundação Orsa, Unicef e Undime.(fonte: MEC)
Faça download dos indicadores (clique aqui).
Documento também disponível nos sites:
www.mec.gov.br
www.acaoeducativa.org.br
www.fundacaoorsa.org.br
www.unicef.org.br
www.undime.org.br