Ceed debate Reforma do Ensino Médio na Feira do Livro

Os participantes da mesa tiveram a oportunidade de pronunciarem-se, trazendo as preocupações e as ações pontuais que cada órgão está vivenciando

Ensino médio | Publicado em 09/11/2017

Na quarta-feira, 9 de novembro, o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (Ceed), participou, pelo segundo ano, da Feira do Livro de Porto Alegre, edição 2017, promovendo um Painel sobre o Ensino Médio, tendo como foco as alterações introduzidas pela Lei federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996.

O Presidente do CEEd/RS, Conselheiro Domingos Antônio Buffon, saudou os presentes e fez as colocações iniciais sobre o tema. O Instituto Estadual de Educação Isabel de Espanha, de Viamão, fez apresentações de números artísticos de dança na abertura.

A Mesa dos Trabalhos foi composta pela representante da Secretaria de Estado da Educação, Profª Adriana Schnaider; pela Presidente do Centro de Professores do Rio Grande do Sul- CPERS/Sindicato, Profª Helenir Aguiar Schürer; pelo representante da Direção Colegiada do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Estado do Rio Grande do Sul – SINPRO/RS, Conselheiro e Profº Celso Floriano Stefanoski; pelo Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Rio Grande do Sul-Sinepe/RS, Profº Bruno Eizerik; pela representante da Associação de Escolas Superiores de Formação de Profissionais do Ensino – AESUFOPE, Profª Margareth Fadanelli Simionato; pela Presidente da Federação das Associações de Círculos de Pais e Mestres do Rio Grande do Sul – ACPM/Federação, Senhora Carla Tatiana Labardo Anjos; pelo representante da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas/UGES, Senhor Gleison Minhos Carvalho; representante da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul/UEE e pela Conselheira Jaqueline Moll, Coordenadora da Comissão de Ensino Médio e Educação Superior do CEEd/RS, que coordenou os trabalhos. Presentes ainda, representantes do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre, representante da APAE-Federação, representações de Coordenadorias Regionais de Educação/SEDUC, professores, alunos do ensino médio e de cursos de licenciaturas, Conselheiros e Assessores do CEEd/RS.

“A reforma do ensino médio está no mesmo contexto de retrocesso das demais reformas do Governo Temer, pois ela já nasce descomprometida tanto no método como no conteúdo, já que propõe mudanças sem dar condições para que se viabilizem. A reforma vem desacompanhada de políticas públicas para implementar as melhorias no ensino que propõe”, criticou Celso Stefanoski, conselheiro do Ceed e diretor do Sinpro/RS em uma de suas intervenções.

Os participantes da mesa tiveram a oportunidade de pronunciarem-se, trazendo as preocupações e as ações pontuais que cada órgão/instituição/entidade está vivenciando.

A atividade reuniu e ouviu representantes de todos os segmentos da comunidade escolar gaúcha, que servirão de subsídios para os estudos e posterior elaboração das novas diretrizes para a oferta do ensino médio do Sistema Estadual de Ensino. Na ocasião, a Conselheira Jaqueline, em nome do Conselho Estadual de Educação, fez a leitura da minuta de portaria, a ser assinada pelo Presidente do CEED/RS, instituindo o Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Discussão da Implementação da Lei federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, conforme dispõe o Parecer CEEd nº 02, de 10 de maio de 2017. Dada a relevância do assunto e a necessidade de desencadear ações concretas, segundo a Coordenadora da Comissão de Ensino Médio e Educação Superior, Conselheira Jaqueline Moll, o CEEd/RS pretende realizar a primeira reunião do referido Grupo de Trabalho, ainda no mês de novembro.