Comunitárias: sindicatos retomam negociações para a educação superior

O encontro foi marcado por forte tensionamento e inconformidade dos representantes dos professores

Por Comunicação Sinpro/RS
CONVENÇÃO COLETIVA | Publicado em 04/05/2022


Na terça-feira, 3 de maio, os dirigentes do Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) esteve reunido com o Sindicato das Mantenedoras das Instituições Comunitárias (Sindiman) para a retomada das negociações com vistas a Convenção Coletiva para 2022.

O encontro foi marcado por forte tensionamento e inconformidade dos representantes dos professores diante da insistência dos dirigentes do Sindiman e das Universidades Comunitárias (ICES) em repor tão somente a metade da inflação do período (INPC 10,8%). Os dirigentes do Sinpro/RS consideraram a proposição de repor apenas 5,4%, de forma parcelada, a partir de outubro, como um desrespeito das Comunitárias com os seus professores.

Os representantes do Sinpro/RS reiteraram sua compreensão com as dificuldades do setor, razão pela qual vêm propondo a reposição integral da inflação, de forma parcelada e transcendendo os limites do orçamento do corrente ano, a exemplo do que já ocorreu em 2021, de modo a não cristalizar perdas definitivas no valor da hora-aula. Nova reunião está marcada para o próximo dia 12 de maio.