Estudantes realizam ato em apoio aos professores do IPA

Na segunda-feira, 9, os professores aprovaram uma nova paralisação devido aos atrasos salariais

Por Comunicação Sinpro/RS
ENSINO PRIVADO | Publicado em 11/03/2020


O Comitê em Defesa dos Professores, formado por estudantes do Centro Universitário Metodista – IPA, realizou na noite desta terça-feira, 10 de março, ato de apoio aos docentes da instituição, em Porto Alegre. Na segunda-feira, 9, os professores aprovaram uma nova paralisação devido aos atrasos salariais enfrentados desde o final de 2019.

O grupo de alunos de diversos cursos se reuniram nas dependências do IPA para debater a situação e, com uma faixa na entrada principal do prédio, manifestaram seu apoio à educação e aos direitos dos professores e estudantes.

Ainda nesta semana os estudantes devem emitir uma Carta Repúdio às ações do Centro Universitário. O Comitê organizou ações para a Greve Nacional em Defesa da Educação, programada para 18 de março, em todo país.

HISTÓRICO – Os atrasos salariais têm sido constantes na Rede Metodista de Educação. Atualmente, parte dos docentes do IPA têm pendente o salário de novembro e de fevereiro. Já todos os professores do IPA não receberam o pagamento de dezembro, o 13º e o 1/3 de férias. O retorno às atividades será avaliado no encontro do dia 13 e está condicionado ao pagamento das atuais pendências.

Para Margot Andras, diretora do Sindicato, a paralisação representa um ato de protesto e inconformidade com o desrespeito recorrente com os professores e o sucateamento da instituição. “A falta de interlocução e as repetidas promessas não cumpridas estão fazendo com que seja insustentável voltar a sala de aula”, explica Margot.