Inclusão: É preciso olhar para as condições de trabalho de quem ensina
Campanha do Sinpro/RS alerta para a falta de apoio de muitas direções de escolas na formação docente e na estrutura física e pessoal para que ocorra de fato a inclusão de alunos com deficiência
Por Gilson Camargo
SINDICATO | Publicado em 12/09/2023
O Sinpro/RS reforça, no Setembro Verde, mês de mobilização pela inclusão social das pessoas com deficiência e da luta anticapacitista, campanha para que as instituições de ensino deem condições aos professores de fazer um trabalho eficiente.
Com o slogan Inclusão – É preciso olhar para as condições de trabalho de quem ensina, a campanha alerta para a falta de apoio de muitas direções de escolas na formação docente e na estrutura física e pessoal para que a inclusão de alunos com deficiência ocorra, de fato.
“Todos queremos a inclusão, mas, para isso ocorrer efetivamente, é fundamental a escola adequar a estrutura e dar suporte para quem tem a tarefa de ensinar”, destaca Cecília Farias, diretora do Sindicato. “E não é bem isso que está ocorrendo. Muitas direções de escolas entregam a responsabilidade apenas aos professores”.
A inclusão de crianças com deficiência no sistema formal de ensino, regulamentada pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), exige a elaboração e adaptação de planejamentos personalizados, confecção de materiais adaptados e aplicação de instrumentos de avaliação diferenciados
“Não se trata apenas de uma exigência legal, mas de respeito ao direito dos estudantes e dos professores”, pondera Cecilia.