Intenso debate marca a terceira reunião de negociação com as ICES
A comissão de diretores do Sinpro/RS repudiou a tentativa do Sindicato Patronal de impor uma secessão de perdas aos professores
Por Comunicação Sinpro/RS
CONVENÇÃO COLETIVA | Publicado em 13/04/2022

SInpro/RS e Sindiman/RS discutiram a pauta aprovada pelos professores
Foto: Igor Sperotto
Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) e o Sindicato das Mantenedoras das Instituições Comunitárias (Sindiman/RS) realizaram na terça-feira, 12 de abril, a terceira reunião de negociação que definirá os temos da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para este segmento. O encontro foi marcado por intenso debate entre as entidades sindicais.
Na reunião, os representantes das instituições manifestaram sua disposição de discutir o mérito da limitação do número de alunos em sala de aula, do direito do uso dos recursos telemáticos, da vedação à negociação individual, da restrição aos órgãos de regulamentação profissional, extensão da estabilidade pré-aposentadoria, todas constantes da pauta de reivindicações dos professores.
Os dirigentes patronais apresentaram ainda a intenção de acabar com o adicional por tempo de serviço (ATS); adicional de aprimoramento acadêmico (AAA) e limitação do desconto nas mensalidades dos dependentes, bem como a flexibilização da cláusula 37 da CCT, que trata sobre educação a distância.
A comissão de diretores do Sinpro/RS repudiou a tentativa do Sindiman/RS de impor uma secessão de perdas aos professores em contraposição às alegadas dificuldades das ICES. A reunião terminou, mais uma vez, sem consenso. A continuidade das tratativas será no próximo dia 19 de abril.