Mensalidades escolares devem ter alta de 9,11% em 2015
O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS) divulgou previsão de reajuste para o próximo ano em escolas de nível básico: 9,11%.
Comunicação Sinpro/RS
Escolas | Publicado em 19/12/2014
Acostumados às correções anuais nas mensalidades escolares, os pais devem se preparar para um ajuste mais salgado em 2015. O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS) divulgou previsão de reajuste para o próximo ano em escolas de nível básico: 9,11%. Trata-se do maior aumento desde 2009, quando a pesquisa que prevê os novos valores passou a ser feita regularmente.
“O cenário econômico influencia boa parte das decisões das escolas. Não se sabe para que lado vai a inflação no próximo ano. Se subir muito, as instituições só poderão recuperar em 2016”, avalia o presidente do Sinepe-RS, Bruno Eizerik.
Além disso, pesam sobre o índice os investimentos feitos em quadras esportivas e laboratórios, reajustes salariais para os professores e custos de manutenção, afirma Eizerik: “Não é apenas a população que sente a inflação. As escolas também estão enfrentando correções elevadas com luz e aluguel, por exemplo”.
A correção supera em quase três pontos percentuais a inflação oficial prevista para este ano, que está em 6,45%, conforme o Banco Central. A pesquisa do Sinepe foi feita com 115 instituições no Estado, e mostra uma média geral. A maior parte das grandes instituições não divulgam seus índices. ZH tentou contato com 10 das maiores escolas, mas todas afirmaram que ainda não definiram percentuais.
Com informações de Zero Hora.