Núcleo aprofundará debate sobre inclusão nas escolas

A qual visa assegurar e promover o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência.

Comunicação Sinpro/RS
Debate | Publicado em 05/09/2016


O Sindicato dos Professores criou o Núcleo de Inclusão do Aluno com Deficiência para estudar a legislação vigente sobre o tema, em especial a Lei 13.146/2015, a qual visa assegurar e promover o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência.

Conforme Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS, o Sindicato vem recebendo, desde o início do ano, relatos de professores que, lecionando em escolas que se dizem inclusivas, não encontram condições de atender a alunos com deficiência. “Normalmente, as escolas não promovem a capacitação dos professores, não dispõem de pessoal de apoio, inexiste horário para a elaboração de plano pedagógico e instrumentos de avaliação adequados”, destaca. “Por isso, criamos o Núcleo e estamos divulgando esse manifesto para aprofundar o assunto, buscar soluções conjuntas e insistir com as escolas na aplicação da legislação”, afirma Cecília.

EVENTO – No dia 5 de agosto, o Sindicato realizou um debate, na sala de eventos de sua sede em Porto Alegre (João Pessoa, 919), às 18h, sobre a inclusão de alunos com deficiência nas escolas, com a presença da Promotora de Justiça Cível de Santa Maria, Rosângela Correa da Rosa, que tem atuado na mediação de problemas desta área nas escolas. Na ocasião, foi apresentado um manifesto produzido pelo Núcleo de Inclusão do Aluno com Deficiência.

Leia o parecer na íntegra.