Pressupostos e ameaças à liberdade de ensinar e ao direito de aprender
O Sinpro/RS promove no próximo sábado, 27 de abril, às 10h, mais uma edição do Sinpro/RS Debate Educação
Por Comunicação Sinpro/RS
DEBATE | Publicado em 25/04/2024
O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) promove no próximo sábado, 27 de abril, às 10h, debate sobre a liberdade de ensinar e de aprender.
Voltada para professores e comunidade em geral, a atividade será realizada de forma híbrida: presencial, na Sala de Eventos da sede estadual do Sindicato em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 919) e, virtual, via Google Meeting (link será disponibilizado no dia do evento).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do Debate.
Segundo a professora Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS, o debate integra uma série de ações do Sindicato em resposta à crescente perseguição ideológica aos professores e ao cerceamento de ideias praticados por ativistas conservadores e militantes extremistas nas escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul.
PAINELISTAS CONVIDADOS
Júlio Sá, advogado. Formado em Direito pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), é especialista em Direito Civil e Processual Civil pela mesma instituição. Fundador, presidente e advogado “pro bono” da Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD), conselheiro do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre e diretor da Associação de Defesa dos Direitos do Cidadão (Cidadania). É fundador e integrante da Associação de Juristas pela Democracia (Ajurd).
Russel Dutra da Rosa, professora e pesquisadora. Licenciada em Ciências Biológicas, é mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Professora Titular do Departamento de Ensino e Currículo e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (Faced/Ufrgs), integra a Linha de Pesquisa Sociologia e História da Educação e do Grupo de Pesquisa em Socialização, Estratificação e Trajetórias Juvenis e Educacionais (Geset).
Ronai Rocha, professor e escritor. Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é mestre em Filosofia pela UFSM e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Foi professor da UFSM e, atualmente, dedica-se à escrita. É autor de diversos livros, entre eles, Quando ninguém educa – questionando Paulo Freire e Escola Partida – ética e política na sala de aula, ambos pela Editora Vozes, e Filosofia da Educação, pela Editora Contexto.