Professores da UERGS se manifestam contra iniciativas do Estado e do governo federal


Comunicação Sinpro/RS
Uergs | Publicado em 16/12/2016


Professores e alunos da UERGS, reunidos em Fórum em Defesa do Serviço Público e em Assembleia, nesta terça-feira, 13 de dezembro, manifestaram-se contra a tentativa de extinção das Fundações, inserida na proposta do pacote do Governo Sartori, que tramita na Assembleia Legislativa do RS.

Manifestaram-se também contra qualquer outra tentativa de desmonte do Estado, de seu patrimônio e do serviço público. Os professores e alunos entendem que tais medidas, se aprovadas, representam um grave retrocesso, trazendo impactos negativos a sociedade. As extinções já propostas comprometem as importantes áreas de planejamento, pesquisa, tecnologia, gestão, ciência e cultura do Estado.

Os presentes na assembleia reafirmam que a redução e a desqualificação do serviço público não resolverão os problemas financeiros do RS. Consideram prioritário realizar uma auditoria da dívida pública, fortalecer o combate à sonegação, cobrar os devedores e rever as desonerações concedidas à iniciativa privada.

Cientes do papel estratégico da UERGS para o desenvolvimento do Estado, os professores da instituição estão unidos nas bandeiras de luta contra a PEC 55, a Reforma da Previdência, em defesa das Fundações e do serviço público efetivo e de qualidade.