Projeto Conversa de Professor discute questões da infância
As atividades têm inscrições gratuitas, ocorrerão de forma on-line, a partir das 19h, com transmissão pelo canal da Fundação Ecarta no YouTube
Por Comunicação Sinpro/RS
EDUCAÇÃO | Publicado em 25/04/2022
A partir desta quinta-feira, 28 de abril, a Fundação Ecarta retoma as palestras do projeto Conversa de Professor. Nesta edição, denominada de Recanto da Infância, serão debatidos, em sete encontros, temas como o recomeço das atividades presencias na educação, autismo, dislexia, raça e etnia, gênero e transições cotidianas na educação infantil. As atividades serão on-line, a partir das 19h, com transmissão pelo canal da Fundação no YouTube. A programação é voltada para professores, coordenadores pedagógicos, estudantes de pedagogia, funcionários de escolas e demais interessados. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação.
No encontro desta quinta, 28, a psicóloga Juliana Prates abordará o tema Tempo de Esperançar, sobre a retomada das atividades escolares presenciais após dois anos de isolamento social, causado pela pandemia de covid-19. A palestrante ainda trará questões como os equívocos envolvidos em uma falsa expectativa de recuperação de tempo perdido, as dificuldades e os desafios enfrentados por todos, as estratégias para essa fase de transição e recomeço e as razões estruturais que auxiliam na compreensão dessa sintomatologia.
Juliana Prates é formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), doutora em Estudos da Criança, pela Universidade do Minho, Portugal. É professora associada do Instituto de Psicologia da UFBA, atuando na graduação e pós-graduação. Coordena o Grupo de Estudos Interdisciplinares, Infâncias, Crianças e Contextos (Geic).
O projeto Conversa de Professor, iniciado em 2005, é uma iniciativa da Fundação Ecarta, realizada em todo o Estado, que propõe discussão de temas específicos de diferentes áreas do conhecimento.