Refugiados, justiça conciliatória e questões do ensino são temas da 22º edição da Revista Textual
O Fenômeno dos deslocamentos populacionais forçados, em especial a fuga em massa de povos das áreas de conflitos no Oriente Médio e da África,na mais grave crise humanitária desde a 2ªGuerra Mundial.
Comunicação Sinpro/RS
Textual | Publicado em 21/10/2015
A 22ª edição da Revista Textual, publicação do Sinpro/RS, começou a circular neste mês de outubro. No ensaio de capa, o fenômeno dos deslocamentos populacionais forçados, em especial a fuga em massa de povos das áreas de conflitos no Oriente Médio e da África, na mais grave crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial. A análise é do professor do Instituto de Geociências da Ufrgs, Álvaro Luiz Heidrich, que destaca que a questão “envolve mudanças de ordem material, social e cultural dos lugares de vida de migrantes e refugiados”. A ilustração da capa é de Edgar Vasques.
A conciliação judicial, instrumento que tem sido adotado com êxito pelo Judiciário Trabalhista para solucionar os grandes passivos trabalhistas no estado e no país, é o tema abordado pelo juiz do Trabalho do Juízo Auxiliar de Conciliação, Execução e Precatórios do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região/RS, Carlos Alberto Lontra.
Na editoria O professor e o mundo da escola, a necessária adequação do artigo 318 da CLT à atual dinâmica contratual dos professores no ensino privado, em artigo das advogadas Luciane Toss, integrante da Assessoria Jurídica do Sinpro/RS; e Jaqueline Buttow. O contexto atual das relações em salas de aula, em que o professor tem constantemente sua autoridade questionada e se defronta com medos e dificuldades é analisado em artigo dos psicanalistas Roséli Cabistani e Gerson Pinho.
Na editoria Dinâmica do meio educacional, a participação e os compromissos dos professores e das instituições do ensino privado no Plano Nacional de Educação (PNE), em artigo da diretora do Sinpro/RS, Cecília Farias. Completa a edição uma avaliação sobre oferta e a qualidade dos cursos de Administração, de autoria da professora Elisabeth Drumm, da Urcamp.