Shows on-line marcam 15 anos da Fundação Ecarta

Aniversário traz novo projeto para valorizar a cena musical mesmo em tempo de isolamento social, provado pela pandemia de coronavírus

Por Redação
CULTURA | Publicado em 29/04/2020


A Fundação Ecarta, criada e mantida pelo Sinpro/RS, completa neste mês de abril 15 anos de atividades ininterruptas de seus cinco projetos consolidados: Ecarta Musical, Galeria Ecarta, Conversa de Professor, Núcleo Cultural do Vinho e Cultura Doadora.

Para celebrar a data e fortalecer a importância da adoção do distanciamento social no combate ao novo coronavírus, a Ecarta lança nas plataformas digitais o projeto Ecarta Especial com shows de Luciano Leães e Luana Pacheco, Simone Rasslan e Andréa Cavalheiro, referências na cena da música local e que já desenvolveram ações na Fundação. As três apresentações foram gravadas pelos artistas em suas residências, devido à quarentena.

Marcos Fuhr, presidente da Ecarta conta que havia uma programação intensa agendada paratodo o mês de abril abril para reunir artistas, parceiros, professores, ativistas da cultura, representantes oficiais e o público em confraternizações, espetáculos, palestras, festival. “Com a pandemia, a agenda de atividades foi suspensa. Mas, não podíamos deixar passar esta data tão emblemática com atividades permanentes de acesso à cultura e valorização da arte e dos artistas. Afinal, promover a cultura no Brasil não tem sido nada fácil”, destaca

Programação:
Quarta-feira, 29/4, às 19hLuana Pacheco e Luciano Leães

Quinta-feira, 30/4, às 19hSimone Rasslan

Sexta-feira, 1º/5, às 19hAndréa Cavalheiro acompanhada do violonista Lucas Esvael

Um pouco mais sobre os quatro artistas
Luana Pacheco – O primeiro disco autoral da cantora e compositora reúne canções em francês, português e inglês. No início deste ano, se apresentou pela primeira vez em Paris, no Café des Deux Moulins, cenário do filme Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain. Foi vencedora da terceira edição do festival da canção francesa de Porto Alegre, em 2010, e dedica-se bastante ao trabalho de Piaf, Gainsbourg e Trenet.

Luciano Leães – Um dos principais pianistas do país e representante da cultura da música negra americana e do piano de New Orleans. Foi vencedor por duas vezes do Prêmio Açorianos de Música e é requisitado para apresentações no exterior, principalmente em New Orleans, terra de seus grandes ídolos como Professor Longhair, Louis Armstrong e James Booker.

Simone Rasslan – Instrumentista, cantora, compositora, regente, educadora musical e atriz. Participou dos espetáculos Rádio Esmeralda, Xaxados e Perdidos, Mirando Carmen, Do limão, a limonada, Saudosa Maloca e A escuta, a canção e o silêncio: uma travessia ético poética. Atuou também na curadoria da programação da Ecarta.

Andrea Cavalheiro – A cantora integrou o elenco do musical Cartola, o mundo é um moinho e marcou a trajetória da soul music nacional na The Hard Working Band. Há mais de dez anos está envolvida em carreira solo e fez participações como backing e solo nas bandas gaúchas Ultramen, Comunidade Nin-Jitsu e dos compositores Fausto Prado e Caetano Silveira. Realizou shows com ícones do samba de raiz passando por Jorge Aragão e Mestre Monarco.

As apresentações terão duração de cerca de 30 minutos e estarão disponíveis no Youtube e Facebook da Fundação.