Sinpro/RS Debate: confira a íntegra dos painéis

Evento ocorreu on-line nos dias 6 e 8 de outubro e contou com especialistas para debater o retorno das atividades presenciais

Por Comunicação Sinpro/RS
ENSINO PRIVADO | Publicado em 09/10/2020


Evento ocorreu nos dias 6 e 8 de outubro de 2020, de forma on-line

Para contribuir com a manutenção da saúde física e psicológica de professores e estudantes no Retorno do ensino presencial no Rio Grande do Sul, o Sinpro/RS reuniu, nos dias 6 e 8 de outubro, especialistas das áreas da medicina, educação e psicologia para um grande debate sobre as implicações sanitárias, pedagógicas e psicossociais neste contexto. Confira abaixo a íntegra das discussões dos painéis. 

Painel 1 – Os riscos e desafios da presencialidade
O primeiro painel, ocorrido no dia 6 de outubro, teve como tema Os riscos e desafios da presencialidade e abordou as implicações sanitárias na reabertura das escolas. O debate foi coordenado pela professora Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS, com a participação do professor e pesquisador Pedro Hallal, Reitor da UFPel; do médico Ricardo Kuchenbecker, professor de epidemiologia da Faculdade de Medicina da UFRGS; e do pesquisador Demétrio Guadagnin, professor do Departamento de Ecologia da UFRGS.

 

Painel 2 – Os desafios pedagógicos e psicossociais 
O segundo painel ocorreu no dia 8 de outubro, com o tema Os desafios pedagógicos e psicossociais e avaliou os efeitos do distanciamento social no processo do ensino-aprendizagem e a retomada da presencialidade, bem como os impactos emocionais nos professores e estudantes. Coordenado pelo professor Cássio Bessa, diretor do Sinpro/RS, contou com a participação da pedagoga Maria Cláudia Dal’Igna, professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Unisinos; Letícia Maria Passos Corrêa,  mestre em Educação e doutora em Educação pela UFPel, e da psicóloga Roséli Cabistani, doutora em educação pela UFGRS e psicanalista da APPOA.