Sinpro/RS lança o Canal Liberdade de Ensinar para receber relatos de professores

O espaço é exclusivo para informação de situações de constrangimento, violência, exposição nas redes ou interferência externa que comprometa a liberdade docente

Por Comunicação Sinpro/RS
CAMPANHA | Publicado em 25/09/2024

O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) lançou nesta terça-feira, 24 de setembro, o Canal Liberdade de Ensinar.

O espaço é exclusivo para professores relatarem situações de constrangimento, cerceamento, violência, uso indevido de imagem, exposição nas redes ou interferência externa que comprometa a liberdade e autonomia no trabalho docente.

O Canal integra a campanha pública Liberdade de Ensinar e Aprender, lançada em agosto pelo Sindicato, chamando a atenção da sociedade para o crescimento do clima policialesco de constrangimento e patrulha no ambiente escolar .

Investidas contra a liberdade de cátedra

“O Sinpro/RS vê com preocupação o crescimento das investidas de grupo político partidário com o intuito de  cercear conteúdos programáticos e censurar livros. São ações orquestradas, carregadas de preconceito de raça e gênero, e que têm provocado situação de violência contra os professores”, observa Cecília Farias, diretora do Sindicato e coordenadora do Núcleo de Apoio ao Professor Contra a Violência (NAP), o qual proporciona assistência psicológica e jurídica a professores.

Segundo Cecília, os relatos serão mantidos em sigilo para garantir a integridade dos professores, mas servirão de base para a definição de políticas do Sindicato na defesa dos docentes e da liberdade de ensinar e aprender.