Sinpro/RS reitera posição contrária a proibição de transferência
De estudantes por problemas disciplinares. A reunião foi solicitada pelo Sindicato dos Professores para reafirmar seu posicionamento contrário ao parecer.
Comunicação Sinpro/RS
Reunião | Publicado em 27/10/2014
A direção colegiada do Sinpro/RS recebeu na tarde desta sexta-feira, 17 de outubro, representantes da Comissão do Conselho Estadual de Educação – CEED/RS, responsável pela Informação 44/2014, que trata da proibição de transferência de estudantes por problemas disciplinares. A reunião foi solicitada pelo Sindicato dos Professores para reafirmar seu posicionamento contrário ao parecer.
“Reiteramos aos conselheiros nosso posicionamento, que reflete também a opinião da maior parte da categoria, contrariamente a aprovação da norma”, explicou Margot Andras, diretora do Sinpro/RS, destacando especialmente o ponto do texto que veda a possibilidade de transferência.
Conforme o Conselheiro Thalisson Silva, do CEED/RS, o Sinpro/RS foi a entidade que mais se debruçou sobre esse debate e por isso se faz importante este momento de ouvir os relatos do Sindicato. Segundo ele, o parecer vem cumprindo um papel relevante no sentido de dar um direcionamento sobre questões de relacionamento no ambiente escolar e da forma de lidar com as diferenças. ”É possível se construir uma solução para tirar o aluno da escola, mas isso não pode configurar uma medida punitiva, pois a escola é um direito que não pode se negado”, argumentou Thalisson.
Na última segunda-feira, 13 de outubro, a direção do Sinpro/RS esteve reunida com a direção do CPERS Sindicato com o intuito de manifestação conjunta das duas entidades contrariamente ao projeto de parecer.