Vencedores do Prêmio Educação RS recebem o troféu Pena Libertária

s laureados foram escolhidos pelos mais de 20 mil professores associados ao Sinpro/RS, em votação eletrônica, além do voto da Comissão Julgadora da premiação e o voto da Direção

Por Comunicação Sinpro/RS
EVENTO | Publicado em 23/10/2024

A cerimônia ocorreu em Porto Alegre, na Fundação Iberê Camargo
Foto: Igor Sperotto

Foi entregue na sexta-feira, 18 de outubro, o troféu Pena Libertária, em cerimônia especial realizada em Porto Alegre, aos vencedores do Prêmio Educação RS. Os laureados foram escolhidos pelos mais de 20 mil professores associados ao Sindicato dos Professores (Sinpro/RS), em votação eletrônica, além do voto da Comissão Julgadora da premiação e o voto da Direção Colegiada do Sindicato.

Foram vencedores desta edição o professor do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da Ufrgs, Rualdo Menegat, na categoria profissional. O projeto Representatividade, Cultura Afro e Racismo 2023 – Reflexão Musical, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felippe Alfredo Wendling, de Dois Irmãos, na categoria Projeto, além da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs, unidade de Erechim, na categoria Instituição.

“O Prêmio Educação RS é a grande comemoração anual, de divulgação e de reconhecimento do fazer educacional, destacando o protagonismo de profissionais, instituições e projetos na educação do Rio Grande do Sul”, pontua Rodrigo Perla, diretor do Sindicato, em seu discurso no evento.

A cerimônia ocorreu em Porto Alegre, na Fundação Iberê Camargo. Criado pelo Sindicato em 1998, o Prêmio Educação RS tem como objetivo estimular e valorizar os profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania.

A premiação se caracteriza por abranger amplamente a educação gaúcha, tanto da rede pública quanto do ensino privado, a partir de indicações espontâneas da sociedade gaúcha diretamente pela página da premiação.

Desde sua criação, já foram agraciadas 25 profissionais, 28 projetos e 25 instituições, além de menções honrosas em ocasiões especiais.