Vencedores receberam o troféu Pena Libertária
Os vencedores receberam o Troféu Pena Libertária das mãos de representantes do Sindicato e Comissão Julgadora.
Comunicação Sinpro/RS
Troféu Pena Libertária | Publicado em 14/10/2016
A entrega da 19º edição do Prêmio Educação RS foi marcada pela emoção na noite desta sexta-feira, 14 de outubro, na sede estadual do Sinpro/RS, Porto Alegre. Os vencedores receberam o Troféu Pena Libertária das mãos de representantes do Sindicato e Comissão Julgadora.
Receberam a premiação: professora Eliz Regina Silveira, da Escola Estadual Mário Quintana, de Alvorada, na categoria profissional; Instituto Popular de Arte Educação (IPDAE), de Porto Alegre, na categoria instituição; O Mundo em Novo Hamburgo: Refugiados e Migrantes, uma Questão de Direitos Humanos, de Novo Hamburgo, na categoria projeto.
Margot Andras, diretora do Sinpro/RS, destacou em sua fala o papel importante das pessoas que indicam os profissionais, projetos e instituições. “A cada ano é sempre uma grande surpresa. O papel dos indicadores tem sido fundamental nesse processo. Nossa homenagem aqueles que, observando a sua volta percebem, na correria do dia a dia, potenciais lareados do nosso prêmio anual. São esses indicadores que com suas lentes constroem e valorizam o nosso Prêmio Educação RS”, afirmou.
Escolhidos pelos votos da comissão julgadora e dos professores associados ao Sinpro/RS, os vencedores foram avaliados por critérios como o compromisso com a educação de qualidade, o desenvolvimento da cidadania e o acesso ao conhecimento.
Conheça os vencedores desta edição:
CATEGORIA PROFISSIONAL
Eliz Regina Silveira, professora da Escola Estadual Mário Quintana – Alvorada
Formada em história, a professora Eliz Regina Silveira desenvolve na Escola Estadual Mário Quintana, em Alvorada, município da região metropolitana de Porto Alegre, um resgate permanente da valorização da cultura afro e suas raízes. Alvorada é um dos municípios mais violentos do estado. Suas ações promovem a exaltação à origem do povo negro e um resgate da autoestima dos alunos, fato de extrema relevância para que se engajem na luta por melhores condições de vida. O ápice do trabalho, cultivado diariamente em aulas interativas e participativas, ocorre em 20 de novembro, dia da Consciência Negra. Nessa data, há uma série de exposições sobre personagens importantes da cultura afro nas artes, política e na história. Há também a degustação de alimentos típicos, desfile e caracterização típica africana.
CATEGORIA INSTITUIÇÃO
Instituto Popular de Arte-Educação (Ipdae) – Porto Alegre
O Instituto Popular de Arte-Educação (Ipdae) é uma ONG, fundada em 1998, que propõe o acesso à arte e a cultura, através da música, leitura e da história, como instrumentos de formação e transformação individual e social de jovens, crianças e adolescentes, que vivem em situação de vulnerabilidade social, no Bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. O Instituto conta com Escola de Música, com formação continuada de oito anos e seis orquestras; Biblioteca, com acervo de 45 mil livros; Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro.
CATEGORIA PROJETO
O Mundo em Novo Hamburgo: Refugiados e Migrantes, uma Questão de Direitos Humano
– Novo Hamburgo
O projeto propõe-se a articular ações, com foco no acolhimento e inserção social de imigrantes e refugiados atendidos pelo município de Novo Hamburgo. A partir do contexto da atual crise humanitária e intensificação das migrações internacionais, a região do Vale do Sinos vem recebendo dezenas de imigrantes e refugiados nos últimos anos. A inserção desses grupos na comunidade tem sido difícil por questões que vão da dificuldade de comunicação ao preparo dos que os recebem, passando por diferenças culturais e pela crise de Instituições. Sendo assim, o projeto se propõe a atuar junto desses refugiados e imigrantes e contribuir na formação de gestores, gentes públicos e privados, na busca de maior inserção e acolhimento a esses grupos, na região, consolidando uma prática efetiva de Direitos Humanos. Universidade Feevale – Coordenadora: Márcia Blanco Cardoso
Nesta edição, o Prêmio Educação RS comemora 19 anos de história, acompanhando as transformações no cenário educacional gaúcho e fazendo parte da vida das pessoas como um momento de reconhecimento. Já foram laureados 19 profissionais, 22 projetos e 19 instituições, além de menções honrosas em ocasiões especiais.