Vigilância e perseguição a professores é tema de nova edição da Revista Textual

Por Comunicação Sinpro/RS
REVISTA | Publicado em 04/07/2024

Esta é a edição de número 34 da Revista Textual
Foto: divulgação

Já está em circulação desde julho, a edição de número 34 da Revista Textual, editada e publicada pelo Sinpro/RS. No artigo-capa, o professor Nilton Mullet Pereira faz uma provocação: “Por que ensinar História, no Brasil, nos tempos atuais, tem sido uma atividade docente que tem implicado controle, vigilância e até perseguições a professores e professoras?” Em seu texto, ele elenca algumas razões.

A desordem global, guerras, conflitos políticos e as mudanças nos eixos de poder no mundo foram objeto de análise dos pesquisadores André Moreira Cunha, André Ferrari e Alessandro Donadio Miebach, do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para eles, há mais impasses do que soluções no horizonte.

O ex-governador Tarso Genro, em seu ensaio, faz também uma análise da conjuntura política contemporânea, só que pelo viés da sua influência sobre as eleições municipais de 2024, no Brasil.

O doutor em Administração Eugênio Jacobus discorre sobre a crise do ensino superior brasileiro. A diretora do Sinpro/RS Margot Andras atualiza o debate sobre o próximo Plano Nacional de Educação a partir dos Conaes. E o professor universitário e advogado trabalhista Rômulo Escouto aborda a inclusão escolar na educação superior e os dissensos trabalhistas decorrentes da mesma.

A Revista Textual tem periodicidade semestral, pode ser acessada gratuitamente on-line tanto para leitura em formato Flip quanto para ser baixada em PDF. Os exemplares físicos estão à disposição dos interessados nas sedes do Sinpro/RS ou via formulário-resposta enviado para os associados via news letter a cada edição para recebimento pelo correio.