Página Inicial Comunicação Informativos
O Período Livre é um informativo criado pelo Sinpro/RS que trata de assuntos de cunho sindical, principalmente sobre as condições de trabalho e salário dos professores. Por meio desta ferramenta, o Sindicato convoca para assembleias, comunica políticas, movimentos e negociações com o sindicato patronal ou especificas com determinadas instituições de ensino. É enviado para o endereço residencial dos professores associados. Acesse a íntegra dos boletins enviados recentemente, bem como o histórico para consulta.
Assembleia aprova proposta para a Convenção Coletiva 2024/2025 da Educação Superior
Professores da educação básica aprovam Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2025
Acordo reconhece função docente das professoras das escolas de educação infantil comunitárias
O processo da Recuperação Judicial da Aelbra e a luta pelos direitos dos professores
Trajetória da Recuperação Judicial e atuação do Sinpro/RS na defesa do interesse dos professores
Convenção Coletiva de Trabalho 2022 - Análise da negociação e dos resultados
Convenção Coletiva de Trabalho 2022 - Análise da negociação e dos resultados
A crise e a opção pela Recuperação Judicial nas instituições de educação Metodista
O Sinpro/RS relata aos professores das Instituições Comunitárias de Educação Superior a intenção do Sindiman de rever o patrimônio de direitos da categoria e flexibilizar direitos históricos
O Sinpro/RS convoca os professores da Educação Básica e da Educação Superior para as assembleias virtuais que definirão as pautas de reivindicações para as negociações com as representações patronais.
Atuação do Sinpro/RS junto aos gestores e à Justiça do Trabalho na defesa dos interesses dos docentes de todos os níveis que atuam na Rede Metodista
Relator da PEC 6/2019 apresentou o texto substitutivo que altera pontos da proposta original. O texto é considerado ruim pelo movimento Sindical, que mantém luta pela não aprovação da reforma.
Em Assembleia Geral, os professores do ensino privado deliberaram pela participação da categoria na Greve Geral do dia 14 de junho
Convenção Coletiva 2018 permanece vigente durante negociações.
Convenção Coletiva 2018 permanece vigente durante negociações.
O encontro será no dia 8 de dezembro, às 14h, na sede do Sindicato em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 919).
Manifestações políticas de alunos em universidades e escolas e declarações em redes sociais geraram o acirramento das tentativas de cerceamento das atividades docentes.
A extensão e o evidente agravamento dos problemas salariais no IPA neste segundo semestre de 2018 motivaram esta edição do Período Livre.
Trata-se, na verdade, da antecipação da negociação coletiva para a renovação do Acordo Coletivo Plúrimo para vigir em 2019.
A alienação judicial de bens e negócios da Aelbra segue sendo a principal alternativa para a quitação da significativa dívida trabalhista contraída ao longo dos anos pela mantenedora e suas instituições.
O Sinpro/RS convoca Assembleia de Professores do Ensino Privado, a ser realizada no dia 9 de junho, às 14h, no Espaço de Eventos da Sede Estadual (Av. João Pessoa, 919, bairro Farroupilha), em Porto Alegre.
No encontro, será avaliado o processo de negociação coletiva com o Sinepe/RS, iniciado na primeira quinzena de março
A negociação com o Sinepe/RS, ao longo do mês de março, já evidenciou que a intenção patronal, sintonizada com a conjuntura nacional, é de retirar direitos dos professores.
A principal polêmica nas negociações coletivas deste ano é a tentativa de afastar o Sinpro/RS do momento das rescisões contratuais dos professores. A intenção patronal foi manifestada nas duas câmaras – da educação básica e da educação superior – e veementemente rechaçada pelo Sindicato dos Professores.
O Sinpro/RS face ao início da vigência da Reforma Trabalhista destaca antes de mais nada sua sintonia e participação na política de denúncia dos objetivos espúrios que motivam a Reforma, da ilegitimidade do Congresso que a aprovou e do presidente que a sancionou.
O Sinpro/RS aderiu ao engajamento na campanha nacional em favor do Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) que propõe a revogação da Reforma Trabalhista.
Este Boletim Período Livre contempla a Convenção Coletiva de Trabalho 2017 dos professores das escolas de idiomas, assinada entre o Sinpro/RS e a representação patronal das escolas – Sindiomas.
Aprovada em tempo recorde no Congresso e sancionada em apenas dois dias pelo Executivo, a reforma trabalhista impõe o maior retrocesso nos direitos dos trabalhadores desde o Estado Novo, admitindo relações e condições de trabalho que já haviam sido superadas no século 19.
O Sinpro/RS celebrou, mais uma vez, a Convenção Coletiva de Trabalho – CCT com o Sindepars (Sindicato patronal do Sesi e Senai).
No início de setembro de 2016, o salário de agosto dos professores da Ulbra voltou a atrasar parcialmente
Na pauta da Assembleia, as propostas para as Convenções Coletivas de Trabalho 2017, negociadas com o Sindicato patronal (Sinepe/RS) nas reuniões realizadas ao longo dos meses de março e abril.
A coerência nunca foi o forte do ensino privado gaúcho, especialmente no que se refere ao seu padrão de gestão e definição de reajustes.
A pauta de reivindicações foi definida em Assembleia Geral regionalizada, realizada de 1º a 11 de março, em 26 cidades, reunindo mais de 400 professores, em 47 encontros.
O final do recesso letivo nas instituições de ensino e das férias dos professores coincide no Rio Grande do Sul com a aproximação da data base da categoria (1º de março). Portanto, é hora de definir as reivindicações para a negociação e a renovação das Convenções Coletivas de Trabalho
O Sinpro/RS convoca os professores associados para Assembleia Geral no próximo dia 10 de dezembro, às 14h, no Espaço de Eventos do Sindicato em Porto Alegre (Av. João Pessoa, 919).
A negociação teve início em maio e foi concluída em setembro devido à resistência do Sindicato Patronal em repassar o percentual de reajuste já aprovado em 2014 para equiparar a hora-aula dos professores contratados com 30 horas.
O Sinpro/RS e a Associação dos Professores Aposentados do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Apaepers) orientam os docentes aposentados e aposentandos a buscar melhorias no salário-benefício por meio de ações administrativas e judiciais específicas.
Este Boletim Período Livre contempla a Convenção Coletiva de Trabalho 2016 dos professores das escolas de idiomas, assinada entre o Sinpro/RS e a representação patronal das escolas – Sindiomas.
A rentabilidade do plano Sinpro/ RS Previdência, acumulada de janeiro a maio de 2016, chegou a 9,92%.
O coletivo, que está promovendo audiências públicas em várias cidades em 27 estados, deverá aprovar uma proposta de reforma da Previdência dos trabalhadores a ser enviada ao Congresso.
Os reajustes do plano de saúde Unimed, conveniado com o Sinpro/RS, ficaram em 13,55% (7 faixas) e 11,50% (10 faixas), índices bem abaixo das intenções da operadora, que buscava um aumento de até 30%, conforme os praticados no mercado em planos empresariais e particulares (pessoa física).
Nesta edição do Período Livre - Especial Ulbra, retoma-se o tema do FGTS dos professores da instituição, tendo em vista a longa trajetória de luta do Sindicato pela sua regularização.
A comissão eleitoral estabelecerá o calendário eleitoral. O mandato da atual direção encerra no dia 31 de dezembro deste ano.
A proposta para acordo é resultado de negociação, ocorrida nos meses de abril e maio, entre representantes das mantenedoras dessas instituições e dirigentes do Sinpro/RS e dos demais sindicatos de trabalhadores.
O Sinpro/RS convoca todos os professores do ensino privado para Assembleia Geral a ser realizada no próximo dia 12 de dezembro, às 14h30, na Sala de Eventos do Sindicato (Av. João Pessoa, 919), em Porto Alegre.
Em julho de 2014, uma ação de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego autuou e multou a maioria das escolas de Santa Maria pelo descumprimento do art.
As tratativas para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT que formaliza o Plano de Carreira Docente – PCD da Unisc iniciaram ainda em agosto de 2014, seguindo-se um ciclo de negociação ao longo do qual foi se definindo um novo Plano de Carreira da instituição.
O Sinpro/RS convida os professores que atuam nas instituições comunitárias vinculadas ao Comung (com exceção da Unifra) e das escolas das mantenedoras maristas e jesuíta, dissidentes do Sinepe/RS, para Assembleia no próximo dia 11 de julho, às 14h, na Sede estadual do Sindicato em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 919).
Este Boletim Período Livre contempla a Convenção Coletiva de Trabalho 2015 dos professores das escolas de idiomas, assinada entre o Sinpro/RS e a representação patronal das escolas – Sindiomas.
Em abril, a palavra terceirização deu a tônica dos debates políticos e acirrou os embates, após aprovação na Câmara dos Deputados, no dia 8, do texto-base do Projeto de Lei 4.330/04, que amplia as possibilidades de terceirização para as atividades-fim. Foram 324 votos a favor do texto, 137 contra e duas abstenções.
A Convenção Coletiva de Trabalho – CCT 2015 dos professores do Sesi e Senai celebrada entre o Sinpro/RS e Sindepars prevê um reajuste salarial de 7,25%, sendo o INPC, acrescido de 1,02% de aumento real.
O Sinpro/RS convoca os professores para Assembleia Geral no dia 16 de maio, sábado, às 14h, na Sala de Eventos da Sede estadual do Sindicato (Av. João Pessoa, 919), em Porto Alegre.
“Na Ulbra 2013 nunca mais” foi o slogan que sintetizou a inconformidade e a indignação dos professores e do próprio Sinpro/RS ao final daquele ano marcado pelo recrudescimento da crise da instituição.
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, anunciou para sindicalistas, no último dia 11 de março, que colocará em votação no próximo dia 7 de abril o Projeto de Lei 4.330/2004, de autoria do deputado Sandro Mabel (PL/GO), que liberaliza a terceirização e quarteirização para todas as atividades das empresas, incluindo as atividades-fim;
O Sinpro/RS convoca todos os professores do ensino privado para Assembleia Geral a ser realizada no próximo dia 13 de dezembro, às 14h, na sede estadual do Sindicato em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 919).
Está no centro da reforma política proposta pelos movimentos sociais – após a derrota de iniciativas parlamentares no Congresso – o financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais.
O A extensão do processo negocial com o Sinepe/RS na Câmara de Educação Básica por conta das versões divergentes sobre a proposta de aproximação dos valores hora-aula no ensino fundamental demonstra claramente a dimensão da resistência a essa justa demanda pautada pelo Sinpro/RS nas campanhas salariais.
O Sinpro/RS está convocando os professores para Assembleia Geral, no próximo dia 26 de abril, às 14h, no Ritter Hotel (em frente à Estação Rodoviária), em Porto Alegre, para avaliar as propostas para as Convenções Coletivas de Trabalho da educação básica e superior e a negociação com o Sinepe/RS.
Quatro assembleias de professores da Ulbra foram realizadas no dia 11 de março, prazo-limite para o pagamento do salário de fevereiro.
A pós três rodadas de negociação com a Reitoria e cinco reuniões com os professores, foi assinado o Acordo Coletivo de Trabalho que institui o novo Plano de Carreira Docente do Centro Universitário Ritter dos Reis/UniRitter.
O Sinpro/RS convoca os professores do Sesi e Senai do Rio Grande do Sul para Assembleia Geral a ser realizada entre os dias 02 e 16 de dezembro em várias regiões do estado, conforme calendário da tabela abaixo.
Grande parte das instituições de ensino privado do Rio Grande do Sul integra redes com caráter confessional.
A transposição do mês de agosto no atraso do pagamento do salário de julho se constitui no principal fato novo do último período na Ulbra.
Este Boletim Período Livre contempla a Convenção Coletiva de Trabalho 2013 dos professores das escolas de idiomas, assinada entre o Sinpro/RS e a representação patronal das escolas – Sindiomas.
O Sinpro/RS convoca Assembleia Geral dos Professores para o dia 4 de maio, sábado, às 14h, na sede estadual do Sindicato (Av. João Pessoa, 919 – Porto Alegre), para avaliar o processo de negociação salarial com o Sinepe/RS e as propostas para as Convenções Coletivas de Trabalho da educação básica e da educação superior.
Os meses do recesso letivo já estavam desqualificados para descanso e férias tranquilas dos professores da Ulbra.
A transição de 2012 para 2013 não representou nada para os professores da Urcamp no que se refere à sua condição salarial, nem para a instituição no que concerne à definição de perspectivas.
O Sinpro/RS convoca os professores do Sesi e Senai do Rio Grande do Sul à Assembleia Geral a ser realizada no dia 8 de dezembro de 2012, a partir das 14h, na Sede Estadual do Sindicato (Av. João Pessoa, 919) em Porto Alegre.
Os professores e técnicos administrativos da Uergs, por meio de suas entidades representativas – Sinpro/RS, Aduergs, Assuergs e Semapi – deliberaram pela mobilização e denúncia do quadro caótico vivido pela Uergs e o tratamento que vem sendo dispensado pelo governo do Estado.
A proveitar o efeito inercial das tradicionais homenagens, por ocasião do Dia do Professor, para provocar a manifestação dos próprios professores sobre a sua condição profissional.
O objetivo central deste boletim é a convocação da Assembleia dos Professores da Urcamp a realizar- se neste início de novembro.
O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul – Sinpro/RS – convoca todos os seus associados para a Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 29 de setembro, às 14h, na sede estadual
No dia 12 de junho deste ano, o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) enviou Notificação Recomendatória aos estabelecimentos de ensino privado de todo o Estado sobre o excesso de trabalho extraclasse dos professores e o direito ao descanso.
A negociação coletiva dos professores que atuam em escolas exclusivamente de Educação Infantil do RS teve seu desfecho no dia 24 de novembro, com a reunião de mediação entre Sinpro/RS e Sindicreches, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RS), em Porto Alegre.
Uma grande campanha pública pela limitação do número de alunos por turma foi lançada em maio deste ano pelo Sinpro/RS com o intuito de chamar a atenção da comunidade gaúcha para a realidade deste problema no Estado e de seus reflexos na qualidade da educação e na saúde dos professores.
Uma grande campanha pública pela limitação do número de alunos por turma foi lançada em maio deste ano pelo Sinpro/RS com o intuito de chamar a atenção da comunidade gaúcha para a realidade deste problema no Estado e de seus reflexos na qualidade da educação e na saúde dos professores.
Confira neste Boletim Período Livre a íntegra da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT 2010 – assinada entre a representação dos professores dos cursos de línguas – Sinpro/RS – e a representação das escolas de línguas – Sindiomas/RS.
Nos próximos meses, o ministro da Educação, Fernando Haddad, deverá homologar as novas regras para credenciamento de futuras universidades e de recredenciamento das já existentes.
Inicia no próximo dia 22 de maio, o processo eleitoral que culminará com a renovação da direção colegiada do Sinpro/RS.
O início de um novo ano letivo na Universidade Luterana do Brasil tem antes de tudo um componente positivo, que é o fato de estar acontecendo.